sexta-feira, 19 de junho de 2009

Programa: "Bate Papo Informal"

Edição e Produção: Anderson Vieira, Bruna Vasconcelos, Cátia Cilene, Caroline Cabral e Daniele Salles.

Apresentação: Anderson Vieira e Daniele Salles

Filmagem e suporte técnico: Caroline Cabral

Agradecimentos: Professora Márcia Figueiredo

Comentários: Nosso programa não ficou uma grande produção, em termos técnicos, já que perdemos muito da qualidade do vídeo com a conversão do seu formato, com a intenção de diminuir sua extensão, além do que fizemos o programa em um estilo mais informal, um bate papo a cerca do assunto Alfabetização, sob a visão da professora Márcia Figueiredo, que atua na FEBF. Bom, do mais vocês podem conferir no vídeo.

Devido ao fato de que o áudio da entrevista não tenha ficado muito bom, segue uma síntese da entrevista:

Após as formalidades de apresentações e agradecimentos, o nosso amigo Anderson pergunta a professora Márcia, sobre a sua visão e experiência com a teoria construtivista e socioconstrutivista, tema esse que temos tratado muito a medida que falamos de práticas que levam em consideração a experiência do educando e sua aprendizagem como uma construção, um processo que percorre e é entrelaçado com suas vivências. Nesse assunto nosso amigo pergunta sobre a possibilidade de ser trabalhado com a questão da alfabetização os autores que tratam desse assunto e muito nos auxiliam na maneira de saber lidar e refletir sobre a construção da escrita e leitura. A professora levanta uma questão relevante que é o fato de trabalharmos com a análise e reflexão de diferentes teorias, retirando o melhor que pode ser oferecido de acordo com os diferentes contextos em que se alfabetiza. Vivendo a alfabetização como um processo, de construção cotidiana com a criança, levando em consideração suas vivências e experiências. Começam então, a discutir a questão da "leitura" prévia que a criança traz consigo, levantando questões como o simbolismo, que cada palavra ganha. Sobre o fracasso escolar, o Anderson aborda a questão sobre o aspecto do ensinar, se pode ser um fator, o fato dos professores discriminarem a linguagem e essa leitura cotidiana que a criança faz no seu processo de alfabetização. Entrando na temática do analfabetismo funcional, realidade ainda presente no âmbito escolar. Finalizando o nosso entrevistador pede para que a professora deixe uma mensagem para aqueles que desejam alfabetização ou mesmo estar no ambiente escolar.

Um comentário:

  1. Caroline, a ideia foi muito interessante. Mesmo sem uma produção de "última geração"(rsrsrs), vocês foram bastante felizes ao pensarem num momento de bate-papo informal. Para que o problema do áudio fosse superado, seria interessante que fizessem a transcrição da entrevista. A voz do Anderson quase não é percebida e, então não é possível sabermos o que foi perguntado. Além disso, fazer um comentário sobre a entrevista (uma espécie de síntese do que foi tratado) poderia auxiliar bastante...

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