A utilização do portfólio, no nosso caso o eletrônico como avaliação formativa, foi bastante enriquecedor. Nós como alunos, estamos acostumados a realizar trabalhos durante o semestre que nos são propostos pelos professores, que para ser sincera é mais fácil de ser realizado, pois condensamos o conteúdo em algumas páginas, que podem ou não ser absorvidos como um aprendizado. A construção do portfólio, exige maior tempo para sua elaboração, devido as pesquisas que devem ser realizadas, o uso de ferramentas mais dinâmicas, que a tecnologia permite e nos impõe, já que a linguagem da internet é mais dinâmica, a medida que a figura, os vídeos ou o áudio expressam parte daquilo que queremos expor. Talvez por isso algumas pessoas não gostaram. Como aprendizado achei de grande relevância, permitindo a visão de outros tipos de avaliação, para nós como futuros educadores. Por esse motivo procurei realizar todas as atividades propostas, além de realizar pesquisas, que considero muito importantes na prática educativa. Possibilitou o desenvolvimento e experiência da autonomia que pretendemos oferecer aos nossos alunos, aproveitei desse momento de possibilidade de criação para expor minhas idéias com relação a educação, as atividades a serem realizadas com as crianças, refletir sobre a minha prática, viramos até apresentadores no decorrer desse processo. Experiências como essas permitem a tal vivência que estudamos, com autores como Vygostky, que passa pela colocação do aluno como responsável do seu processo educativo e o professor como mediador deste. Possibilitando um processo de aprendizagem que pode ser analisado e construído em parceria, professor-aluno, possibilitando a auto-avaliação por parte do aluno, assim como a reformulação do que foi realizado.
Com o portfólio eletrônico pude ver de forma mais clara como as ferramentas e aparelhos eletrônicos que dispomos pode e deve ser aliado do professor no ato educativo, possibilitando maior interesse dos alunos em fase escolar, colocando esses elementos a nosso favor. Para isso precisamos romper barreiras, como a que foi rompida este semestre com o uso do blog, particularmente não tive grandes dificuldades de uso do blog, mas assim como a grande maioria nunca tinha sido autora de um e nem sabia como manusear suas ferramentas, ainda não aprendi todas, mas o importante foi não fechar as portas para essa nova possibilidade de educar, rompendo com os modelos tradicionais de avaliação. Que pode ser utilizada dessa ou de outras maneiras na minha prática docente, seja como portfólio, ou meio de comunicação da turma, que englobe fins didáticos. E nos faz pensar na possibilidade de usar outros recursos, como vimos por exemplo o editor de textos que é muito bom e pode ser usado na fase de alfabetização das crianças, refletir sobre essas possibilidades enriquece a prática educacional.
A possibilidade de expressarmos nossas opiniões sobre as aulas, os textos, fazendo uma análise sistemática do que foi oferecido de conteúdo, permite que o aprendizado se realize em torno das nossas experiências de pesquisa, de reflexão, criatividade e autonomia, que favorece a consolidação do conhecimento.
terça-feira, 28 de julho de 2009
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