O nome próprio de cada criança é geralmente a primeira palavra que a criança aprende a reconhecer e a distinguir as suas letras. Esse reconhecimento pode iniciar-se cedo, já que os nomes estão muito presentes nas salas de aula como forma de organização. E mesmo aqueles que não reconhecem as letras do alfabeto poderão fazer a leitura do nome.
Esta atividade é realizada com turmas de crianças de 2 a 3 anos, que ainda não tem o conhecimento de letras ou sílabas, mas já conseguem reconhecer os seus nomes e dos colegas, inicialmente a maioria das crianças tem suas fotos coladas ao lado do seu nome, escrito com letras de forma, em fichas. Outro material usado é um quadro de madeira, muito comum nas escolas para a colocação de fichas com palavras, etc. Esse contato inicial com a escrita, antes da alfabetização é muito importante para o desenvolvimento posterior da leitura e escrita por decodificação de letras como o fazemos. Essas experiências de prévias produzem os contextos de aprendizagem, que no caso de sua aplicação no ambiente de creche favorecerá mais experiências as crianças de ambientes menos desfavorecidos. "A atividade cognitiva individual muitas vezes atenua a influência social. " (TEBEROSKY, 2004, p. 57)
A atividade é realizada com as crianças sentadas em roda no chão da sala, favorecendo uma maior interação, o quadro onde as fichas serão colocadas deve estar perto. O educador inicia a atividade com a seguinte música, que deve ser feita logo pela manhã:
Bom dia, amiguinhos, como vai?
Tudo bem!
Faremos o possível para sermos bons amigos.
Bom dia amiguinhos, como vai!
Tudo bem!
Todos cantam a música e depois dessa canção inicial o educador irá mostrar uma ficha para as crianças, e perguntará: Quem é esse amiguinho? E as crianças responderão, e reconhecerão os nomes mesmo daqueles que não tem a foto, depois de ser ajudada por algumas vezes e realizando as sua adivinhacões. Aliás com o tempo o ideal é que a foto seja retirada, e a atividade pode sofrer variações, como a utilização da música sugerida por Rosineide Magalhães de Sousa, no texto Processos inciais de leitura e escrita, página 16. Após reconhecer o seu nome ou do colega as crianças junto com o educador cantarão a música novamente substituindo a palavra "amiguinho" pelo nome da criança, que colocará seu nome exposto para todos.
Sobre esse tipo de atividade com o nome da crinaça, tem abaixo esse vídeo que nos mostra a sua importância e as variações possíveis. Vejam! Até breve!
sábado, 30 de maio de 2009
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