sábado, 30 de maio de 2009

Terceira aula

Nessa aula utilizamos o texto Processos iniciais de leitura e escrita, de Rosineide Magalhães de Sousa. Essa aula foi de grande interesse porque foi quando entramos de fato nas questões a cerca do ensino da língua. O texto reúne algumas teorias sobre a alfabetização e suas aplicações a práticas. Foi explicado que inicialmente as crianças não leem, como os adultos, mas fazem associações, aasim como o que é princípio acrofônico, e como trabalhar, o que atualmente é preferível fazê-lo sem mostrar como tradicionalmente era realizado, apresentado as "famílias" para as crianças, de forma mecanizada e memorizada (BA- BE... BU). Também discutimos sobre as diversas experiências a que a criança passa no cotidiano que revelam aprendizados, como ir ao supermercado, andar nas ruas, assistir televisão, entre outras. Foi pedido para fizessemos a postagem da diferença entre gênero e tipo textual e atividades com os objetivos da página 11 do mesmo texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário