A avaliação para ser formativa deve primeiramente estar desvinculada com princípios de avaliação para a punição, repressão, julgamento ou instrumento de autoridade por parte do professor. A avaliação formativa coloca o aluno como sujeito do seu processo educativo, e seu professor como mediador. Que em parceria poderão utilizar-se das avalições para o diagnóstico dos avanços e daqueles objetivos que ainda não foram alcançados. Esta também possibilitará, a partir de uma análise dos erros ou dificuldades, a escolha dos meios pedagógicos para o avanço da aprendizagem do aluno, este visto como indivíduo singular, com suas especificidades, portanto, apresentando processos singulares de ensino-aprendizagem. Em nosso caso, futuros educadores, possibilita uma visão diferente da avaliação tradicional, muito criticada, porém ainda muito utilizada no espaço acadêmico. O que dificulta a auto-reflexão e principalmente envolvendo de mitos as novas possibilidades avaliativas e educacionais.
O potfólio como avaliação formativa é bastante enriquecedor, já que possibilita o desenvolvimento da autonomia do aluno, que poderá realiza-lo de diversas formas de acordo com sua criatividade, aprendizagens e experiências. O portfólio eletrônico oferece ainda mais posibilliddes de inovação com todos os recursos oferecidos pela tecnologia. Possibilitando a organização, efeitos e customização, de acordo com suas preferências, expressando sua identidade. Assim como suas escolhas em acrescentar outras fontes de informação ou reflexões, além das propostas. A facilidade de refazer ou reformular as reflexões propostas é muito importante para a auto-avaliação e para o diagnóstico do professor.
Esse exercício reflexivo proposto pela avaliação formativa e o uso do portfólio possibilita; além das aprendizagens do curso de Tendências Atuais do Ensino da Língua Portuguesa I, que constitui-se da aquisição do conhecimento dos processos e possibilidades da alfabetização e do letramento e suas propostas metodológicas, algo muito mais sólido e importante que é a necessidade da reflexão e análise do processo ensino-aprendizagem diante das dificuldades encontradas para melhor intervenção pedagógica. Que o professor desenvolvido esses atributos terá ferramentas para pesquisar e não alienar-se em métodos prontos. São esses atributos que pretendo desenvolver, não apenas na disciplina, mas em minha trajetória acadêmica. Para tanto se faz necessário a realização das atividades propstas, da auto-reflexão e pesquisa para ampliar as possibilidades de aprendizagem orientadas pelo professor, que dentro de suas possiblidades espero que esteja orientando o meu desenvolvimento, assim como já o tem feito, motivando e exigindo quando necessário.
Essas são minhas considerações sobre avaliação formativa e portfólio, abarços a todos a até a próxima!
domingo, 3 de maio de 2009
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Caroline, excelentes reflexões sobre a nossa avaliação! Contarei, sempre, com reflexões bem profundas como esta!! Demonstra que compreendeu a ideia da avaliação formativa e da relevância do portfólio como vivência dessa modalidade de avaliaçao.
ResponderExcluirAbs
Ivan