Chegamos a sétima aula, a turma é grande e muitas pessoas ainda não atualizaram seu blog, eu mesma estou o fazendo agora com essas reflexões sobre cada aula, que era o que estva faltando. O professor deu até o dia 31/05 (amanhã) para estar todos os blogs atualizados. Discutimos o texto 3, Contextos de Alfabetização na aula, de TEBEROSKY. Achei o texto bastante enriquecedor, através dele fizemos distinção entre o Construtivismo e o Socioconstrutivismo, palavras muito utilizadas no contexto educacional, que confesso já tinha lido sobre mas ainda não os tinha fixo como conhecimento. O construtivismo trabalha com o desenvolvimento cognitivo, uma visão evolutiva em que conhecimento, que se dará no ambiente social, o que não descartado, terá constante ligação com o desenvolvimento cognitivo, tem como principal autor Piaget. Já o socioconstrutivismo, que tem por figura principal, Vygotsky, vem em uma linha mais social e o desenvolvimento biológico não está em tanta evidência. Vimos também sobre os diversos contextos de alfabetização, e percebi como a interação do adulto com a criança favorece o aprendizado não apenas na escola. Assim como se faz importante o contato com a escrita desde cedo, a convivência com o ambiente letrado. E que as funções dos diversos gêneros de textos devem estar explícitos a criança. Além de que o texto apresenta muitas idéias de como desenvolver o contato entre criança e escrita.
Ficou combinado nessa aula a enrega de um trabalho reflexivo a cerca do que já foi feito no blog, análise de seus propósitos e descritores, como uma auto-avaliação, que deverá ser entregue na próxima aula e exposto aos colegas. E também a proposta de outra atividade, com os textos 3 e 4, que em breve estará no blog.
Estamos bem avançados nas discussões, as reflexões se fazem mais importantes. Até mais!
sábado, 30 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário